Viajar de forma sustentável

Sabemos, atualmente, que muitas praias mundialmente famosas têm sido encerradas pelo excesso de poluição causada maioritariamente pelo ser humano! Infelizmente a nossa presença tem contribuído, ao longo de anos, para inúmeros episódios com um enorme impacto negativo no ambiente.

Os mares têm ondas de lixo, as praias já não têm areia – mas camadas de plástico –  os peixes morrem por não terem oxigénio pela enorme quantidade de materiais que contaminam o seu habitat.

Viajar de forma sustentável é um passo para cuidarmos do nosso ambiente e, muitas vezes, também da nossa carteira. Devemos viajar de forma mais consciente e perceber o impacto real que as nossas ações podem ter no futuro do nosso planeta!

Dicas que podem ajudar a uma viagem mais eco:

Poupe água e garrafas de plástico: leve sempre consigo uma garrafa de plástico vazia na mala para que possa encher. Como sabemos líquidos com mais de 100ml não são permitidos nos aeroportos. No entanto, uma garrafa de água vazia é permitida e ajuda-o a poupar dinheiro em garrafas de água (que, em pleno verão, são super caras) e a cuidar do ambiente!

Seja um amigo dos animais: Visite animais na natureza e evite fotos com animais que estão em cativeiro (apenas os animais em extinção têm justificação para esta condição, uma vez que o cativeiro permite garantir a continuidade da sua espécie)! Eles são mais felizes livres e nós também! É bom vê-los no seu habitat natural! Procure experiências de observação de animais que não os perturbem.

Faça a sua higiene sem plástico: Muitas vezes ficamos alojados em sítios que não têm produtos de higiene (champô, gel de banho), o que nos obriga a levar uns pequenos frascos de plástico nas viagens. Para evitar o uso de plásticos nos duches/wc de hotéis/alojamento local, opte por champô/gel em barra. Sim em barra! Apesar de ser estranho inicialmente, é uma boa prática para evitar o uso de plástico. Aqui está um exemplo de um site onde podemos encontrar mais informação: http://www.rubiarubitahome.com/2016/08/02/shampoo-em-barra/.

Evite sacos de plástico. Opte por levar na mala uma saco de pano. Pode ser útil na viagem (para compras em supermercados, por exemplo).

 

Recicle: Existem caixotes de reciclagem/lixo global em inúmeros locais. Evite lixo no chão! Caso não exista um caixote do lixo perto de si, guarde consigo até encontrar um local apropriado.

Compre produtos locais: as típicas lembranças podem ser compradas em lojas locais, o  que contribui para trazermos algo realmente característico da zona e, no fundo, aumentarmos a sua economia!

Caminhe: é sempre uma ótima opção e é, sem dúvida, um dos melhores amigos do nosso ambiente (não só lá fora) e contribui para o nosso bem-estar físico. Contudo, sabemos que nem sempre é possível caminhar! Temos que ter em conta a hora do dia (à noite é mais perigoso), a meteorologia (chuva) e distância do local pretendido. Ainda assim, na maior parte das cidades e países, é perfeitamente possível ajudar o ambiente! E, em muitos locais, podemos até alugar uma bicicleta.

Escolha locais menos famosos: Paris,Veneza, Roma…são sempre o sonho de qualquer um! Mas quando escolher a viagem, troque a sua rota por sítios menos conhecidos e, igualmente, bonitos e ricos em cultura. Por exemplo: Veneza está com excesso de turistas, o que prejudica o quotidiano das pessoas que lá vivem. Vamos, sempre que possível, evitar contribuir para danificar o dia-a-dia de pessoas locais.  

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s